- Lentidão na aprendizagem da leitura e escrita, bem como na memorização das letras;
- Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em sílabas e fonemas (segmentação silábica e fonémica);
- Dificuldade na consciência fonológica;
- A velocidade da leitura é, significativamente, abaixo do esperado para a sua idade;
- A leitura e a escrita surgem com muitos erros, designadamente, erros fonológicos e/ou erros lexicais;
- Dificuldades na compreensão de textos devido à sua reduzida precisão e fluência leitora;
- Ausência de organização/estruturação de ideias no texto, na construção frásica e no planeamento e revisão do texto;
- Muita demora da realização e concretização dos trabalhos de casa;
- Usa estratégias e truques para não ter de ler. Não demonstra qualquer prazer pela leitura;
- Os resultados escolares não condizem com a sua capacidade intelectual. Revela melhor resultados nas avaliações orais do que nas escritas.
Formação
Sinais de Alerta na Idade Escolar – 1º ciclo

2021-11-24